Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa

A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa está localizada numa zona rural, na freguesia de Aldeia do Souto, embora possuindo terrenos em mais duas freguesias: Orjais e Belmonte. Dista 18 quilómetros da cidade da Covilhã e 5 da vila de Belmonte.

Fruto da sua privilegiada localização, coração da Cova da Beira, integra uma quinta com cerca de 330 hectares, distribuídos por floresta, pastagens, fruticultura e horticultura. Explora um efectivo pecuário de bovinos, possui um efectivo ovino de carne e suínos explorados em regime tradicional. Está em fase de instalação um Parque Zootécnico para servir toda a comunidade envolvente, nomeadamente para corresponder aos projectos pedagógicos dos alunos do 1.º ciclo dos Jardins - de – Infância.

Importa realçar que tanto a exploração bovina como ovina são muito significativas em toda esta região.

Do património da EPAQL fazem igualmente parte um conjunto diversificado de edifícios destacando-se os do sector pecuário, armazéns e oficinas, junto dos quais estão implementadas algumas habitações para funcionários. No edifício central (Bloco A), concentram-se os Serviços Administrativos, a Direcção, anfiteatro, Sala/ Gabinetes de Professores, Biblioteca, laboratório, sala de Informática, Reprografia/ Papelaria e quatro Salas de Aula. Existem ainda dois blocos de salas: um com duas salas e outro com seis salas. Possui ainda, uma Sala de Mecânica, uma Residência Feminina e Masculina, um Museu Agrícola, portador de um excelente património, e um Poli-desportivo.

Latitude: 40.35207563778344 - Longitude: -7.384901940822601